sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Relé Buchholz

Relé Buchholz, essencial na segurança dos transformadores de potência a óleo.

Relé Buchholz é um dispositivo de segurança que é instalado entre o tanque principal e o tanque de expansão dos transformadores de potência a óleo. Leva esse nome em homenagem ao seu criador: Max Buchholz.


Relé de gás tipo Buchholz

Quando ocorre arco elétrico dentro do tanque do transformador, formam-se gases que provocam agitação no óleo. Um deslocamento brusco de óleo provoca movimento em uma das boias localizadas dentro do relé. Essa boia, ao movimentar, aciona contatos elétricos que farão o desligamento do disjuntor que alimenta o transformador.

No Canal do YouTube, tem vídeos de apoio para o estudo da NR 10, Eletricidade Predial e Industrial, Automação Industrial, Eletrônica e Física. Se inscreva no Canal e acompanhe as atualizações. Segue o link para o Canal:


 

Portanto, se o relé Buchholz falhar, a segurança do transformador ficará seriamente comprometida. Poderá ocorrer uma elevação perigosa de pressão dentro do transformador, as consequências poderão ser incêndio e explosão. Por isso, é necessário garantir que esse relé esteja instalado e funcionando corretamente.  

Relé Buchholz

É muito importante que periodicamente sejam realizados testes conforme orientação dos fabricantes. Em alguns modelos há um orifício por onde é possível injetar ar para verificar o acionamento dos contatos do relé.
O relé buchholz, também atua em outras situações, como acúmulo de gás dentro do mesmo, ou ainda nível baixo do óleo do transformador.


Quando ocorre a atuação desse relé, deve ser feito uma cuidadosa investigação para descobrir a causa do problema, pois é possível que exista um problema sério. O transformador somente poderá ser religado após a falha ter sido identificada e sanada.
Geralmente, o relé Buchholz possui um visor para observar o gás acumulado. É possível retirar uma amostra do gás para fazer análise. A composição do gás indica o tipo de problema que há no transformador, por exemplo, a presença de acetileno (gás combustível) indica problema a ser reparado na parte elétrica.

Referências:

Apostila: Técnicas de Inspeção e procedimentos de testes. Disponível em: <http://www.abraman.org.br/Arquivos/42/42.pdf>. Acessado em 27set2013.
COPEL. Apostila: Transformadores de Potência (técnico).
WEG. Manual de Instalação e Manutenção para Transformadores a óleo. Disponível em: <http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-transformadores-a-oleo-instalacao-e-manutencao-10000892317-12.10-manual-portugues-br.pdf>. Acessado em 27set2013.

4 comentários:

  1. O relé de Buchholz é o mesmo que relé de pressão súbita ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Italo, obrigado pela sua visita! Na página da Indubras, esses equipamentos são apresentados separadamente. Segue os links:

      Relé de pressão súbita:
      http://www.indubras.com.br/rpsub1.htm

      Relé Buchholz:
      http://www.indubras.com.br/rbul.htm

      Excluir
  2. quais outras normas referentes a proteção de transformadores ?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Revista "O Setor Elétrico" há um excelente artigo a respeito da proteção de transformadores. Vale a pena dar uma olhada! Segue o link:
      http://www.osetoreletrico.com.br/web/documentos/fasciculos/ed56_fasc_protecao_capIX.pdf

      Excluir

Desafio: Determine a Tensão e a Corrente nos pontos indicados com o Simulador PHET

Monte o circuito a seguir  no Simulador PHET, e determine: a) Qual é a tensão indicada no voltímetro? b) Qual é a corrente indicada no amper...