Um resistor de resistência R1 = 20 ohm é associado em paralelo com outro resistor de resistência R2 desconhecida. A intensidade da corrente que entra nessa associação é de 6 A. A diferença de potencial entre os extremos da associação é 12V. Calcule o valor de R2.
Representação da Associação:
Esse problema pode ser resolvido por maneiras diferentes. Veja atentamente os vídeos a seguir com as soluções.
Na Solução 01, podemos resolver aplicando a Lei de Ohm e as leis de Kirchhoff
Solução 01:
A Solução 02 apresenta o conceito da Resistência equivalente de uma Associação de Resistores:
Solução 02:
No Canal do Youtube, você poderá encontrar mais vídeos de apoio para Eletricidade Básica e Física. se inscreva no Canal e acompanhe as atualizações. Segue o link para o Canal:
Você sabia que no Brasil existem linhas de Transmissão de Energia Elétrica em Corrente Contínua? A foto abaixo, mostra uma torre de Transmissão que fica no município de Ortigueira, bem próximo a divisa com o município de Telêmaco Borba.
Se você observar com atenção a foto acima, poderá perceber que a energia é transmitida por dois conjuntos de cabos. Em um sistema trifásico teríamos três conjuntos de cabos para transmitir as três fases. Mas, em corrente contínua temos apenas os condutores "positivo e negativo".
As linhas de transmissão em corrente contínua do Sistema de Itaipu utilizam a tensão de 600 mil volts (600 kV). São duas linhas de transmissão que ligam a Subestação próxima da Usina de Itaipu a Subestação de Ibiúna no estado de São Paulo.
Veja mais imagens no vídeo disponível abaixo:
Se não funcionar o vídeo acima, tente no link a seguir:
Qual é o motivo do uso da corrente contínua nessas linhas de transmissão?
A hidrelétrica de Itaipu pertence ao Paraguai e ao Brasil. O Paraguai não utiliza toda a energia que tem direito e vende o excedente para o Brasil. Porém, o Sistema paraguaio utiliza a frequência de 50 Hz, e o Brasil utiliza a frequência de 60 Hz. Por isso, não é viável ligar o sistema paraguaio diretamente ao sistema elétrico brasileiro. Nesse caso, é feito a conversão para corrente contínua para transmitir essa energia para o Brasil.
Em Ibiúna, há equipamentos especiais que fazem a conversão da corrente contínua para corrente alternada em 60 Hz, compatível com o Sistema elétrico Brasileiro.
Existe outro sistema de Transmissão em Corrente Contínua no Brasil. É o sistema de 800 mil volts (800 kV). Esse nível de tensão é classificado como Ultra Alta Tensão e é formado por duas linhas que ligam o estado do Pará a região Sudeste do Brasil. Em breve, vamos falar um pouco mais sobre esse sistema aqui no Blog. Se você gosta desse tema, veja também o vídeo abaixo, que mostra um pouco do Sistema de Transmissão Gralha Azul:
No canal do Professor Renato, disponível no Youtube, você poderá encontrar mais sobre Instalações Elétricas e Automação Industrial. Segue o link para que você possa fazer a inscrição: