Veja no vídeo a seguir, como editar e simular uma partida direta no software gratuito CADE SIMU 3.0
Circuito de Força e Comando - Partida Direta com Reversão Simples
Elabore o circuito a seguir no "software" CADE SIMU 3.0, simule e verifique como é o seu funcionamento. Clique na figura para ampliar.
Se inscreva no Canal do Professor Renato no Youtube para ver mais vídeos de apoio para o seu curso técnico ou de Engenharia. O canal pode ser acessado no link disponível a seguir:
FUNCIONAMENTO
CIRCUITO DE FORÇA (ou principal)
CIRCUITO DE FORÇA (ou principal)
No circuito de força, o contator K1 aciona o motor fazendo com que os condutores fase cheguem até o motor na sequência L1, L2 e L3. O contator K2 aciona o motor invertendo duas fases entre si, siga os fios e verifique que com o contator K2 a sequencia que chega até o motor ficará: L3, L2 e L1. Essa troca de fases provoca a inversão no sentido de rotação do motor.
Nesse circuito, a proteção do motor é realizada por meio de relé térmico de sobrecarga (F4). A proteção dos circuitos é garantida pelos disjuntores Q1 e Q2.
Situação proibida: os dois contatores, K1 e K2, não podem acionar ao mesmo tempo, pois se isso ocorrer teremos um curto circuito na saída dos contatores, essa condição deve ser evitada por meio de intertravamento no circuito de comando.
CIRCUITO DE COMANDO (ou auxiliar)
Botão B0: desliga o motor em ambos os sentidos de rotação.
Botão B1: liga o motor em um dos sentidos de rotação.
Botão B2: liga o motor no sentido de rotação contrário ao anterior.
O selo dos contatores é realizado por meio dos contatos auxiliares NA dos contatores (bornes 13 e 14).
O intertravamento entre os contatores é feito por meio dos contatos auxiliares NF dos contatores (bornes 21 e 22).
Se houver sobrecarga, o relé térmico abre o seu contato auxiliar (bornes 95 e 96) desligando o motor em qualquer um dos sentidos de rotação.
Não há reversão instantânea. para inverter o sentido de rotação do motor, é necessário primeiramente desligar o motor com um pulso no botão B0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário