A Instrumentação
Industrial é a ciência e a tecnologia de medir, monitorar, controlar e
automatizar processos produtivos, sendo crucial para a segurança, eficiência e
qualidade na indústria moderna.
O que é
Instrumentação Industrial e sua importância na Indústria
A Instrumentação
Industrial envolve o uso de instrumentos para medir variáveis físicas e
químicas (como temperatura, pressão, nível e vazão) com o objetivo de otimizar
a operação de fábricas e plantas de produção.
Autor: S.J. de Waard. Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_indução
O motor elétrico trifásico de indução com rotor tipo gaiola de esquilo é um dispositivo que converte energia elétrica em energia mecânica por meio de campos magnéticos rotativos e indução eletromagnética, sendo a base da automação industrial moderna.
Um intertravamento é um processo de instalação, onde um dispositivo depende do outro para funcionar.
O intertravamento é utilizado principalmente para evitar que um equipamento entre em funcionamento sem as devidas condições de segurança. Quando feito corretamente, os intertravamentos evitam acidentes e danos as instalações.
Intertravamento Mecânico
Um intertravamento mecânico pode ser feito por meio de um mecanismo contendo travas, chaves, ou alavancas. Como exemplo, veja a figura abaixo, que mostra um Intertravamento para disjuntores de caixa moldada, em um sistema de Geração solar Fotovoltaica.
Veja no vídeo a seguir a demonstração desse Intertravamento Mecânico.
Intertravamento Elétrico
Os intertravamentos elétricos podem ser realizados associando contatos em série. Por exemplo, na figura abaixo, temos uma parte de um diagrama elétrico mostrando o intertravamento entre dois contatores. Quando um estiver ligado, não será possível ligar o outro.
Para que você possa compreender os Intertravamentos Elétricos, faça uma revisão de Comandos Elétricos e Eletricidade Industrial. No link a seguir, tem a sua disposição uma "playlist" com vídeos de apoio:
Fica também o convite para se inscrever no canal no Youtube. Nesse canal tem muitos vídeos de apoio para os seus estudos. Acesse no link disponível a seguir:
As Portas Lógicas são Circuitos Eletrônicos que recebem sinais digitais (0 e 1), realizam uma operação com esses valores e apresentam na sua saída o resultado.
Veja exemplos de portas lógicas elaboradas no Simulador Falstad, nos links a seguir:
Faça a montagem e o código do programa de um semáforo, contendo três LEDs, um de cada cor: Verde, Amarelo e Vermelho. Deve acender um LED de cada vez, na mesma sequência que os semáforos que encontramos no trânsito.
Esse material foi planejado para quem está iniciando os estudos com a Plataforma de Prototipagem ARDUÍNO. A sugestão é que você faça os projetos no TINKERCAD e depois realize a montagem prática.
Faça o cadastro e o login no TINKERCAD, disponível no link abaixo: