quinta-feira, 4 de abril de 2024

Arduíno Uno R3 - Aspectos Construtivos

 


1. Microcontrolador: corresponde ao principal dispositivo presente na placa Arduino, pois é responsável em rodar o código de programação enviado à placa. Este circuito integrado do Arduino Uno R3 utiliza o modelo de microcontrolador ATmega328.

2. Conector USB: Serve para conectar o cabo USB, que é um cabo removível que possibilita conectar dispositivos periféricos ao computador. No Arduino Uno R3, este cabo serve para transmitir dados de programação, além de servir como fonte de energia à placa de prototipagem eletrônica.

3. Pinos de Entrada e Saída: também chamados de portas, são orifícios de entrada (input) ou saída (output) que permite a interação do Arduino com o meio externo. No Arduino Uno R3, observamos 6 pinos de entradas analógicas e 14 pinos digitais (I/O).

4. Pinos de Alimentação: são conectores que servem para energizar os circuitos externos ligado ao Arduino. Esses pinos possibilitam a adaptação do circuito à tensão elétrica fornecida pela placa de prototipagem eletrônica. Esses pinos são identificados na placa Arduino como: IOREF; RESET; 3,3V; 5V, GND e VIN.

5. Botão de Reset: é o dispositivo que permite reiniciar a placa de prototipagem eletrônica.

6. Conversor Serial-USB e LEDs TX/RX: é uma porta que converte uma conexão USB em conexão serial de 5V, permitindo a comunicação direta entre o microcontrolador (Arduino Uno R3) e o computador. As conexões entre esses dois elementos são sinalizadas pelos LEDs TX e RX, os quais acendem, informando o recebimento ou transmissão de dados pela porta serial. Esta sinalização ocorre da seguinte maneira: o LED TX pisca quando ocorre transmissão de informação do Arduino para o computador; quando a informação for enviada do computador para o Arduino, quem pisca é o LED RX.

7. Conector de Alimentação: corresponde a um conector com centro positivo, responsável pela alimentação externa (não USB) do Arduino Uno R3. Os valores de tensões recomendados para fonte externa é de 7V a 12V, garantindo, assim, o perfeito funcionamento da placa Arduino. 

8. LED de Alimentação: componente eletrônico que sinaliza (acende) quando a placa Arduino Uno R3 está energizada. 

9. LED Interno: componente eletrônico integrado à porta digital 13 da placa Arduino. Quando o LED estiver aceso, indica que o pino 13 está com valor alto (HIGH), e quando o LED estiver apagado, indica que o valor do pino 13 está com valor baixo (LOW).

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Introdução ao Arduíno Uno - Piscar um LED

Olá! 

Essa será a sua primeira atividade com o Arduíno Uno. Acesse o Arduíno Web Editor no link a seguir, caso ainda não tenha, é necessário fazer um cadastro e criar um "login" e senha para acessar o aplicativo.

https://create.arduino.cc/editor


Em seguida, digite o código abaixo:




Transferira o código do programa para a placa do Arduíno Uno. Se tudo estiver certo, você poderá ver um LED piscando. Esse LED já vem ligado na porta número 13 do Arduíno.



Desligue a alimentação da placa Arduíno. Monte no protoboard o circuito abaixo para acender um LED externo.  Para essa montagem, você precisará dos seguintes materiais:

01 LED Vermelho

01 Resistor 220 ohms

02 jumper macho-macho

01 Protoboard

01 placa Arduíno Uno

01 cabo de comunicação USB




Na figura ampliada abaixo, veja os detalhes da ligação.




Chame o professor para conferir as ligações e efetuar o teste.


Desafio: Tente mudar a porta, trocar a porta 13 pela porta 2.

Repita essa atividade também no Simulador Tinkercad. Segue o link do simulador:

https://www.tinkercad.com/login




Desafio: Determine a Tensão e a Corrente nos pontos indicados com o Simulador PHET

Monte o circuito a seguir  no Simulador PHET, e determine: a) Qual é a tensão indicada no voltímetro? b) Qual é a corrente indicada no amper...