quarta-feira, 25 de março de 2020

PT 100 com dois, três ou quatro fios

Vídeo: PT 100 a dois, três ou quatro fios




O sensor de temperatura tipo PT 100 pode ser fornecido com dois, três ou quatro fios. Na figura a seguir, representamos um PT 100 de dois fios ligado a um indicador eletrônico de temperatura.




No PT 100 a dois fios a resistência dos fios de ligação é somada a resistência do PT 100. Nesse caso, o indicador mostrará uma temperatura maior do que o valor real. O valor do erro depende do comprimento e secção transversal dos cabos. No geral, esse tipo de ligação não é indicada. Poderia ser utilizada em processos que não necessitam de muita precisão e quando o PT 100 fica bem próximo do indicador de temperatura.


PT 100 a três fios

Na figura a seguir, representamos um PT 100 de três fios ligado a um indicador eletrônico de temperatura.





Nesse tipo de ligação há um terceiro cabo que serve para compensar o erro gerado pela resistência dos condutores. Com esse terceiro condutor, o indicador eletrônico consegue medir a queda de tensão nos condutores e compensar o erro. O PT 100 a três fios é o mais utilizado na indústria. Possui boa precisão.


PT 100 a quatro fios

Na figura a seguir, representamos um PT 100 de quatro fios ligado a um indicador eletrônico de temperatura.




Esse tipo de ligação possui maior precisão que as outras. Deve ser utilizado em processos que exigem alta precisão, por exemplo em equipamentos de laboratório.


Assista o vídeo “Termorresistência Pt-100, Princípio Ligação 2, 3 e 4 Fios, Sensor Pt100 RTD Termometria”, disponível no link a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafio: Determine a Tensão e a Corrente nos pontos indicados com o Simulador PHET

Monte o circuito a seguir  no Simulador PHET, e determine: a) Qual é a tensão indicada no voltímetro? b) Qual é a corrente indicada no amper...