segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Inversores de Frequência – noções básicas

O que é um inversor de frequência?

Os inversores de frequência são equipamentos eletrônicos que tem como função principal variar a velocidade dos motores trifásicos de indução.
Os inversores também podem desempenhar outras funções:



Inversor WEG CFW 10

Proteger o motor contra sobrecargas;
 
Efetuar controle de torque;
Reduzir o pico de corrente durante a partida do motor, eliminando a necessidade de outros sistemas de partida, como estrela-triângulo, partida compensada, etc.

Fazer uma partida ou parada em rampa, evitando desgastes mecânicos ocasionados por variações bruscas de velocidade.
 
Efetuar a frenagem do motor.
 
Fornecer em tempo real informações sobre o funcionamento do motor, como: corrente, tensão, velocidade, etc.
Inverter o sentido de rotação do motor.
 
Como o inversor de frequência varia a velocidade dos motores?
Inversor Siemens Micromaster
O inversor de frequência fornece ao motor uma tensão eficaz variável e frequência também variável.
Quando a frequência aumenta, a velocidade de rotação aumenta.
Quando a frequência diminui, a velocidade de rotação diminui.
O controle de velocidade é realizado pela modificação da frequência que é entregue ao motor.
Ao mudar o valor da frequência é necessário variar o valor eficaz da tensão para manter o torque constante e também evitar que o motor seja submetido a correntes excessivas.
Se a frequência diminui, o valor eficaz da tensão também será reduzido.
Se a frequência aumenta, o valor eficaz da tensão também será aumentado, limitado pelo valor de tensão nominal do motor.
Para variar a tensão de saída do inversor, é utilizada uma técnica especial chamada de modulação por largura de pulso (PWM), a sigla PWM vem do inglês: “Pulse With Modulation” que será estuda em um próximo artigo.
 
O que significa parametrizar um inversor
Parâmetro é uma informação armazenada na memória do inversor.
 
Parametrizar um inversor é definir seus parâmetros, ou seja, armazenar na sua memória as informações que ele precisa para funcionar corretamente. Em outras palavras, parametrizar é o mesmo que programar o inversor.
É importante ter cópias de segurança (backup) dos parâmetros, você poderá precisar após substituição ou manutenção no equipamento.
Parametrização via PC 
 
A parametrização do inversor pode ser feita através do teclado que fica na IHM (Interface Homem Máquina). Alguns modelos mais sofisticados permitem que a parametrização seja realizada com auxílio de um notebook, para isso será necessário ter um cabo de comunicação e um software fornecido pelo fabricante do inversor.
Para instalar um inversor de frequência leia atentamente o manual de instruções do equipamento e siga rigorosamente as instruções dadas pelo fabricante, um erro de ligação provocará a queima do equipamento.
 
Na instalação e manutenção dos inversores, não se esqueça das regras de segurança, pois esses equipamentos operam com tensões que podem ser extremamente perigosas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafio: Determine a Tensão e a Corrente nos pontos indicados com o Simulador PHET

Monte o circuito a seguir  no Simulador PHET, e determine: a) Qual é a tensão indicada no voltímetro? b) Qual é a corrente indicada no amper...