Os TERMISTORES são componentes que tem sua resistência elétrica alterada pela temperatura. São fabricados com materiais semicondutores como óxido de magnésio ou cobalto. Em aplicações que exigem alta precisão, o semicondutor utilizado pode ser o silício ou o germânio, dopados com algum outro material como o latão ou determinadas ligas de cobre. Os termistores tem maior uso em circuitos eletrônicos.
Os valores da resistência elétrica em função da temperatura são fornecidos em "datas sheets" fornecidos pelos fabricantes. Em função do seu comportamento, os termistores são classificados como tipo PTC ou NTC.
TERMISTOR TIPO PTC
PTC é a sigla para “Positive Temperature Coefficient”, traduzido com “Coeficiente Positivo de Temperatura. Nesse sensor, a resistência elétrica aumenta com a elevação de temperatura. O gráfico abaixo apresenta um exemplo da curva de funcionamento de um PTC.
NTC é a sigla para “Negative Temperature Coefficient”, traduzido com “Coeficiente Negativo de Temperatura. Nesse sensor, a resistência elétrica diminui com a elevação de temperatura. O gráfico abaixo apresenta um exemplo da curva de funcionamento de um NTC.
Também existem sensores de temperatura fornecidos na forma de Circuitos Integrados (Cis). Um exemplo é o Circuito Integrado LM 35, muito utilizado em projetos de robótica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário