domingo, 12 de fevereiro de 2023

Escalas de Temperatura: Célsius, Fahrenheit e Kelvin

Durante o desenvolvimento da Ciência foram criadas diversas escalas de temperatura. Atualmente, as mais utilizadas são as escalas: Kelvin, Célsius e Fahrenheit.




Como são elaboradas as escalas de Temperatura?


Atualmente usamos duas temperaturas de referência, chamadas de pontos fixos, que são:

  • A temperatura de fusão do gelo
  • A temperatura de ebulição da água

Essas duas temperaturas tem influência da pressão no local. Por isso, considere que as temperaturas tomadas como referência ocorrem com a pressão normal ao nível do mar (01 atm). 


ESCALA CÉLSIUS

Na escala Célsius, consideramos que a temperatura de fusão do gelo é 0 °C, e a temperatura de ebulição da água é de 100 °C. 




A distância entre esses dois pontos de referência é dividida em 100 partes iguais. Cada uma dessas divisões corresponde a 1 °C. 

A escala Célsius é a mais utilizada no cotidiano aqui no Brasil. Recebe esse nome em homenagem ao cientista sueco, Anders Célsius (1701 - 1744).


ESCALA FAHRENHEIT
 
Na escala Fahrenheit, consideramos que a temperatura de fusão do gelo é 32 °F, e a temperatura de ebulição da água é de 212 °C. 





 
A distância entre esses dois pontos de referência é dividida em 180 partes iguais. Cada uma dessas divisões corresponde a 1 °F. 

A escala Fahrenheit é a escala mais utilizada em países de língua inglesa. Recebe esse nome em homenagem ao cientista polonês, Daniel Gabriel Fahrenheit (1686 - 1736).



ESCALA KELVIN

Na escala Kelvin, consideramos que a temperatura de fusão do gelo é 273,15 K, e a temperatura de ebulição da água é de 373,15 K.  



  
A distância entre esses dois pontos de referência é dividida em 100 partes iguais. Cada uma dessas divisões corresponde a 1 K.

Não usamos a palavra grau na escala Kelvin. Seria errado falar 01 grau kelvin, o correto é falar 01 kelvin. 

Essa escala é a mais utilizada no meio científico. O kelvin é a unidade oficial de temperatura no sistema Internacional de Unidades (S.I.). Recebe esse nome em homenagem ao cientista britânico William Thomson, também conhecido como Lorde Kelvin (1824 - 1907).

A temperatura de zero kelvin é o "zero absoluto". É uma temperatura que teoricamente não teria qualquer vibração nos átomos e moléculas, sendo a temperatura mais baixa que poderia existir. Por isso, não existe temperaturas negativas na escala kelvin. Essa escala também é chamada de escala absoluta de temperatura. 

Existe também outra escala absoluta de temperatura, chamada de escala Rankine.

Nas temperaturas próximas do zero absoluto são realizadas pesquisas científicas, mas ainda não foi possível reproduzir a temperatura de zero Kelvin.



Para saber mais sobre as escalas de temperatura leia os textos disponíveis nos links a seguir:




Fica também o convite para se inscrever no canal no Youtube. Nesse canal tem muitos vídeos de apoio para os seus estudos. Acesse no link disponível a seguir:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafio: Determine a Tensão e a Corrente nos pontos indicados com o Simulador PHET

Monte o circuito a seguir  no Simulador PHET, e determine: a) Qual é a tensão indicada no voltímetro? b) Qual é a corrente indicada no amper...