sábado, 11 de fevereiro de 2023

Termômetro Clínico de Líquido: Aspectos Construtivos e Princípio de Funcionamento

https://pixabay.com/pt/photos/cuidado-equipamento-febre-gripe-2285/


Existem muitos modelos diferentes de termômetros. Nesse texto, você poderá compreender como é o funcionamento do Termômetro Clínico com preenchimento de líquido. Esse modelo de termômetro é utilizado para verificar a temperatura do corpo humano. Observe a figura abaixo:


 



O termômetro clínico representado na figura tem as seguintes partes: Bulbo, tubo capilar, estrangulamento, escala de temperatura, e tubo de revestimento (invólucro). 

O bulbo é a parte sensível que deve ficar em contato com o local do corpo onde se deseja medir a temperatura. Funciona também como uma espécie de reservatório do líquido utilizado no termômetro.

O bulbo é ligado a um tubo fino, chamado de tubo capilar. Observe que o capilar é fechado na parte superior. 

Esse conjunto é protegido por um tubo de revestimento, que forma um invólucro e normalmente é feito de vidro. Nesse tubo existe uma marcação com os valores de temperatura, que chamamos de escala de temperatura do termômetro.

Um líquido preenche totalmente o bulbo e parte do tubo capilar. Nos termômetros mais antigos, o líquido usado poderia ser mercúrio ou álcool com corante. Atualmente, no Brasil não é permitido fabricar ou vender termômetros com mercúrio, por se tratar de um produto perigoso para a natureza e para a saúde humana. [1]

Os fabricantes estão pesquisando alternativas para substituir o mercúrio em termômetros. Por exemplo, " o termômetro clínico ecológico 1.0 Incoterm, sem mercúrio, contém um líquido metálico patenteado, composto de gálio, índio e estanho, denominado galinstan. O galinstan é absolutamente atóxico e não prejudica o meio ambiente. É fabricado na Alemanha". [2]

 
Quando aumenta a temperatura do bulbo, ocorre a dilatação do líquido no interior do capilar. Quando diminui a temperatura do bulbo, acontece a contração desse líquido. Por isso, a altura da coluna de líquido depende da temperatura do bulbo. A superfície do líquido ficará alinhada com o valor da temperatura marcada na escala do termômetro.

O estrangulamento é uma região mais estreita que existe no tubo capilar dos termômetros clínicos. Esse estrangulamento existe para evitar que o líquido desça rapidamente, o que causaria um erro na medida de temperatura.

Por causa do estrangulamento, a altura da coluna de líquido fica travada, possibilitando a leitura correta da medida de temperatura. Para fazer uma nova medida da temperatura, é necessário chacoalhar o termômetro para que o líquido retorne no mínimo para baixo de 36°.[3].  Nesse momento, segure o termômetro pela extremidade superior do invólucro, tomando cuidado para não quebrar. Siga as orientações do fabricante. 


Para saber mais sobre as escalas de Temperatura, veja as referências e o links disponíveis a seguir: 




Fica também o convite para se inscrever no canal no Youtube. Nesse canal tem muitos vídeos de apoio para os seus estudos. Acesse no link disponível a seguir:







REFERÊNCIAS



[1] ANVISA. Uso de mercúrio está proibido em produtos para a saúde

[2] Incoterm. Termômetro Clínico Ecológico 1.0 INCOTERM. Disponível em: <https://www.incoterm.com.br/produto/termometro-clinico-ecologico-1-0-incoterm>. Acesso em 11 fev. 2023

[3] Incoterm. Manual de Instruções do Termômetro Clínico Ecológico 1.0. Disponível em: <https://www.incoterm.com.br/media/2020/11/man-term-clinico-ecol-1-0-rev001.pdf>. Acesso em 11 fev. 2023 

[4] Física completa: volume único; ensino médio/ Regina Azenha Bonjorno... / [et al.]. 2. ed. - São Paulo: FTD, 2001.

[5] Física: Série Novo Ensino Médio (Volume Único). Paraná (Djalma Nunes da Silva). 6. ed. - São Paulo: Editora Ática, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafio: Determine a Tensão e a Corrente nos pontos indicados com o Simulador PHET

Monte o circuito a seguir  no Simulador PHET, e determine: a) Qual é a tensão indicada no voltímetro? b) Qual é a corrente indicada no amper...